sobre

O JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade, é um conjunto de ações artísticas e formativas idealizado pelos piauienses Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo . O Festival tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. Busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”.

A primeira edição foi realizada em 2015, em Teresina (PI). Em 2018, aconteceu em dois estados brasileiros, Piauí e Rio de Janeiro, através de uma parceria com o Festival Panorama, um dos mais longevos festivais de arte do Brasil e uma das maiores vitrines nacionais para as artes cênicas do país. A parceria foi um passo importante para a realização dos dois festivais naquele ano, ocasião em que o JUNTA assinou a curadoria nacional do Panorama, resultando na apresentação de três espetáculos piauienses (TrETA, E|N|T|R|E e Trindade) fora de Teresina.

A edição de resistência rendeu ao Panorama a menção de “melhores espetáculos do ano” no Rio de Janeiro, pelo Jornal O Globo. Os espetáculos piauienses “TrETA”, do Original Bomber Crew e “Trindade”, da Só Homens Companhia de Dança estavam entre os destaques. O JUNTA já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo como Portugal, Chile, França, Espanha, Argentina, Suécia e Moçambique, tendo sido convidado a participar do festival de dança Swiss Dance Days, realizado na Suíça em 2019.

O Festival realizou, em 2020, sua primeira edição totalmente online, desbravando novas maneiras de existir após a pandemia da COVID-19. Atualmente, ocupa a Escola Estadual de Dança Lenir Argento (EEDLA) com uma programação de ações formativas e de fomento à criação em dança para artistas piauienses. A Ocupação se chama "Junta EXPANDIDO" e é financiada pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secult-PI / Governo do Piauí / SIEC / Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio da EEDLA.

Em 2024, o JUNTA completou 10 anos. Uma década deste cortejo dançante criado e performado por Jana, Izaká e Jacob junte de tantos artistas, parceiros e  equipe de realização.

A 10ª edição, ou #JUNTAX, tomou forma a partir de 4 atividades:

>INCUBADORA: espaço de fomento a novas criações, com orientação artística e incentivo financeiro;

>CIRCULAÇÃO JUNTA EXPANDIDO: circuito itinerante de dança com obras de artistas nordestinos, passando por mais 7 cidades do Piauí;

>JUNTAX: festival-obra com artistas nacionais e internacionais e muitas surpresas;

>LIVRO: lançamento do acervo de edições, com a história do festival e seu longevo compromisso com a dança.

Para a cena artística local, o Junta Festival virou um contato com trabalhos que são referência de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança no Brasil e no mundo, além de servir de plataforma para o fomento da produção artística local. Ele se faz como canal de estímulo à produção piauiense e troca de experiências. O JUNTA é um Festival teresinense de alcance e repercussão internacional.

 

Nesta edição de 10 anos:
Direção Geral: Datan Izaká, Janaína Lobo e Jacob Alves
Curadoria: Datan Izaká, Janaína Lobo, Jacob Alves e Mariana Pimentel
Curadoria INCUBADORA: Mariana Pimentel
Direção de arte e design gráfico: Sérgio Donato
Produção JUNTA X: Wilena Weronez
Produção Circulação JUNTA EXPANDIDO: Datan Izaká e Tulipa Braga
Produção INCUBADORA: Hellen Mesquita
Assistente de Produção: Paulim Beltrão Marathaoã
Receptivo: Tulipa Braga
Fotógrafo: Victor Martins
Storymaker: Cristian Sousa
Vídeo: Victor Martins, Cristian Sousa e Joseph Oliveira
Assistente de direção técnica: Kassyo Leal
Iluminação: Ulisses Pimentel
Montagem geral: Javé Montuchô e Philipe Marinho
Apoio: Anna Raquel, Savana Victória e Larissa Sousa
Bilheteria: Abner Oliveira e Laysa
Lojinha: Laysa Bruna
Textos/legendas: Joseph Oliveira
Libras: Wesley Cardoso, Deuselania Ferreira, ⁠Mario Sousa, Josenilda Xavier de jesus e Agatha WAchholz
Social Media JUNTA EXPANDIDO: Mozart Meneses
Social Media: Joseph Oliveira
Assessoria de Imprensa: Tertuliano Vicente e Joseph Oliveira
Edição de vídeos/fotos: Joseph Oliveira
Gerenciamento de anúncios e Tráfego Pago: Abner Oliveira
Apoio: Casa Redemoinho de Dança / Corpo Rastreado / Escola Estadual de Dança Lenir Argento / SESC PI / Biblioteca Cromwell de Carvalho / Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro / Pappardelle / Mercado do Pão / Consulado Geral da França em Recife
Produção Executiva: Equipe PROMULTI
Supervisão Administrativa: Alba Roque e Tamara Andrade - Corpo Rastreado

Realização: JUNTA e PROMULTI