MANIFESTO TRANSPOFÁGICO

“Manifesto Transpofágico” é a continuidade de uma pesquisa cênica. A transpofagia de Renata Carvalho [SP] consiste em se alimentar das suas e dos seus – da sua transcestralidade – digere – as, devolvendo-as em arte, literatura e/ou educação – Carvalho é graduanda em Ciências Sociais.

Neste manifesto Carvalho convida o público a olhar o seu corpo travesti, incansavelmente, e nos apresenta a historicidade dele: “Meu corpo veio antes de mim, sem eu pedir”. Assim como sua construção: “De certa forma, eu fiquei grávida de mim mesma. Eu me pari”. O “Corpo Etapa” dos hormônios, silicone industrial e próteses mamárias. O punitivismo, o encarceramento em massa, a censura, a patologia, a AIDS, a diáspora e as violências e assassinatos aos corpos trans/travestis: “Eu não me descobri travesti, me gritaram”.

Renata fala baixo, pausada e ao microfone para “acalmar os olhos e os ouvidos cisgêneros” ao verem ou ouvirem a palavra travesti, repetida e iluminada diversas vezes. e pergunta: “Alguém quer me tocar?”. “Manifesto Transpofágico” questiona como as pessoas enxergam o corpo travesti:”Por isso eu não preciso de rosto”. E explica: “Nós conhecemos as travestis recortadas, de cima do ônibus, a pé, de bicicleta, na moto ou no carro – ninguém chega perto ou conversa, porque somos perigosas – e é dessa fração de segundos que nossas imagens são formadas”. E mais, quais destas imagens cada um de nós ainda carregamos?

O espetáculo é dividido em dois momentos: o primeiro momento é a apresentação do corpo travesti, suas historicidades, transcestralidade e as construções que rodeiam corpos trans/travestis. O segundo momento Carvalho está na plateia e propõe uma conversa com o público expondo questionamentos pessoais e temas como: cisgeneridade, passabilidade, terminologias, entre outros, são provocados pela atriz que sempre lembra: “Alguém tem alguma pergunta de qualquer ordem?

|CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS
|LOCAL: THEATRO 4 DE SETEMBRO
|DATA DO ESPETÁCULO: 16 DE OUTUBRO | 20H
|INGRESSO SOLIDÁRIO: 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL [RETIRADA DE INGRESSO VIA SYMPLA]

|Ficha técnica

DRAMATURGIA E ATUAÇÃO: RENARTA CARVALHO
DIREÇÃO: LUIS FERNANDO MARQUES (LUBI)
LUZ: WAGNER ANTÔNIO
VÍDEO ART: CECÍLIA LUCCHESI
OPERAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE LUZ: JULIANA AUGUSTA
PRODUÇÃO: CORPO RASTREADO
CO-PRODUÇÃO: RISCO FESTIVAL, MIISP E CORPOS RASTREADO
DIFUSÃO: CORPO A FORA E FAROFFA

O #JUNTAX é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) e do Governo do Estado do Piauí.