Mulher Melancia é um solo de Janaína Lobo [PI] que investiga questões sobre o imaginário da maternagem, relações entre corpo e alimento, erotismo, domesticação e desobjetificação de corpos.
O argumento parte da metáfora da mulher como fruta e, ao mesmo tempo, da fruta como o ato do cuidado. Como deslocar, friccionar e ampliar o olhar para o corpo feminino? Como convocar essas mulheridades diversas? Uma dança caseira feita de cuidado, cortes, encaixes, balanços e silêncios. Uma dança que não é só DE Jana, mas dançada por ela.
O solo Mulher Melancia, uma das ações que integram o projeto de pesquisa em dança “Mulher Melancia: ações para deslocar o imaginário da maternagem na dança” de Janaína Lobo, em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação Profissional em Dança – PRODAN sob orientação da Profa. Dra. Rita Aquino.
|CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS
|LOCAL: BIBLIOTECA CROMWELL DE CARVALHO
|DATA DO ESPETÁCULO: 16 DE OUTUBRO | 19H
|INGRESSO SOLIDÁRIO: 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
|FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO, CONCEPÇÃO E DANÇA: JANAÍNA LOBO
ACONSELHADORA E ENSAIADORA: SORAYA PORTELA
CONCEPÇÃO DE LUZ: KARINA FIGUEREDO
FIGURINO: JANAÍNA LOBO E ATELIER ADRIANO ABREU
ORIENTAÇÃO DE PESQUISA: RITA AQUINO
APOIO: CASA REDEMOINHO DE DANÇA E JUNTA FESTIVAL: DANÇA E CONTEMPORANEIDADE
AGRADECIMENTOS: DANIELLA AGUIAR, MIRELA FRANÇA, JHIANE NASCIMENTO, LETÍCIA SEKITO, MARIANA PIMENTEL, DATAN IZAKÁ, JACOB ALVES, SÉRGIO DONATO, OLÍVIA OLIVEIRA, GRUPO DE ESTUDOS PRÁTICAS DRAMATÚRGICAS – UFBA 2022, ESCOLA DE DANÇA LENIR ARGENTO, MOSTRA TURBULÊNCIASD DE DANÇA, SEDA – SEMANA ESTADUAL DE DANÇA DO PIAUÍ, CASA REDEMOINHO DE DANÇA E TODAS AS ARTISTAS QUE PARTICIPARAM DAS RESIDÊNCIAS MULHER MELANCIA ONLINE, EM TERESINA E SALVADOR.
Agradecimentos: Daniella de Aguiar, Mirela França, Thiane Nascimento, Letícia Sekito, Mariana Pimentel, Datan Izaká, Jacob Alves, Sérgio Donato, Olívia Oliveira, Grupo de estudos Práticas dramatúrgicas – UFBA 2022, Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Mostra Turbulências de Dança, SEDA – Semana Estadual de Dança do Piauí, Casa Redemoinho de Dança, e todas as artistas que participaram das residências Mulher Melancia online, em Teresina e Salvador.
O #JUNTAX é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) e do Governo do Estado do Piauí.