Proposta pela artista da dança e mãe de três meninas, Weyla Carvalho e pela doutoranda em Educação e especialista em Dança Educacional, Emanuella Souza, esta residência artística procura repensar a dança para e com crianças. Convidamos fazedoras e fazedores de dança para se desafiar a desconstruir e desobedecer premissas que permeiam as artes para e com criança como algo linear, belo e moralista. Instigando o fazer/pensar investigativo de como a relação dança e criança não deve ser engessada, fechada e desvinculada do social, como as questões raciais, de gênero e classe.

A residência acontece de 2 a 20 de agosto, online e gratuitamente. Se você tem interesse nessa experiência, inscreva-se até o dia 1º de agosto através do formulário disponível neste link.

Emanuella Souza compõe o corpo docente da Escola Estadual de Dança Lenir Argento e possui como interesse de pesquisa e atuação em dança as questões voltadas a afrodescendência, gênero, identidades e literatura infantil. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Dança Educacional pela instituição Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Também é integrante do Núcleo de Estudos RODA GRIÔ – GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência.

Weyla Carvalho é mãe de três meninas e artista da dança em Teresina (PI). Iniciou seu percurso artístico em 1992 em experiências de dança diversificadas e convivendo com muitos artistas de Teresina e de outros lugares do mundo. Suas múltiplas experiências e vivências vêm desenhando uma “formação livre”, intercruzando criações, participação em festivais, workshops, residências, cursos, aulas, colaborações em projetos e parcerias. Atua como intérprete, criadora, coreógrafa, produtora e professora de dança.

O JUNTA EXPANDIDO, na modalidade OCUPAÇÃO, é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secult-PI / Governo do Piauí / SIEC / Ministério do Turismo / Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento – EEDLA.